16 de jan. de 2011

O CORPO

Hoje de manhã na FOX canal de filmes de televisão fechada, vi o filme denominado O CORPO que retrata sobre o achado de um esqueleto que poderia ser o de Jesus, visto que tinha todas as características descritas nos evangelhos. No papel principal Antônio Bandeiras faz um papel de padre que é mandado para Jerusalém para investigar sobre o mesmo.
O desenrolar do filme é interessante e mostra de modo superficial, SUPERFICIAL MESMO, os interesses materiais, políticos e acima de tudo religiosos das igrejas, principalmente da católica.
Mostra os absurdos que as religiões provocam no mundo todo e como homens ficam totalmente transtornados quando algo vai de encontro às suas crenças. Os misticismos que aprisionam e aterrorizam os homens. Hoje entendo quando dizem que o mundo seria melhor se as religiões não existissem.
Já venho repensando na questão de Jesus ser Deus e neste filme pude continuar repensando nisso, caso isso venha a acontecer, com certeza não me abalará em nada. Aliás, tenho muitas coisas a repensar e estou fazendo.
Para quem não assistiu ao filme, vou estragar a suspresa, pois no final, descobre-se que não era o corpo de Jesus e sim de um jovem em que seus familiares o vestem ou o sacrificam (não sei se em vida ou depois da morte) da mesma forma de Cristo: coroa de cravos, lança no lado esquerdo, sem nenhum osso quebrado, furos nas mãos e nos pés pedindo que Deus o receba lá como recebeu a Cristo. Só não sei se este jovem ressuscitou também.
Agora, o que gostiei mais no filme foi quando o padre Gutierrez (Antônio Bandeiras) vira para o Arcebispo de Roma e diz: "A partir de hoje, servirei a Deus do meu modo e da forma que eu achar correta. Minha fé na igreja e nos homens foi embora e vi o quanto aprisionam as pessoas por seus interesses pessoais, políticos e financeiros e não farei parte mais desta mentira".

Faço das palavras deste padre na ficção, minhas palavras na vida real.

5 comentários:

  1. olá, tudo bem?

    se você é teólogo por vontade própria, sabe que a teologia deve ser dinâmica, sempre se refazendo e se reconstruindo com o passar do tempo e com o aumento do conhecimento humano e das transformações da fé.

    eu já fiz várias releituras no que eu acreditava como sendo a teologia "correta". ainda sou profundamente tocado pelo "divino", pela transcendência, pela capacidade de ir além do imediato e do ordinário mas reneguei a instituição (mas não os amigos que tenho lá) e todas as certezas sobre deus (o minúsculo não é por maldade, é porque comento sempre em minúsculas para ganhar tempo rs), sobre jesus e sobre a bíblia mas mantenho comigo o respeito pela crença e pela fé de qualquer pessoa que for sincera naquilo que crê.

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Eduardo
    Discordo quando diz que a Teologia é dinâmica. Ela tem as respostas já preparadas e são sempre as mesmas. Quem é teólogo sabe disso. É só ler nos livros de Teologia.
    Agora o que eu acho dinâmico são os pensamentos, esses sim se alteram. São pessoais. Fazem com que você não se contente com o simples ou com o "comprado feito", digamos assim. Usando suas palavras: se refaz e reconstrói.
    Também já refiz e continuo refazendo releituras na minha vida principalmente os relacionados à religião. Ainda acredito em Deus, só que o busco hoje dentro da razão e não da emoção ou da chamada fé. Quero encontrá-lo do jeito que sou e não do jeito que os outros querem que eu seja e o encontre. Fica com Deus.
    Obrigado por vir em meu blog. Seja sempre bem vindo.

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que você era papa-chibé. Sou tupiniquim mas estou aqui há meio século.
    abraços.

    ResponderExcluir
  4. Altamirando
    Pensei que você fosse paraense da gema, até mesmo pelo seu nome rsrsrs.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Amigo, não podia mesmo ser o corpo de Cristo, porque Ele ressuscitou ao terceiro dia e está a destra do Pai.

    Eu também creio que meu relacionamento com Deus é meu. Ninguém pode impor através de ameaças que alguém vivencie o evangelho de Cristo. Quem o faz já prova que ele mesmo não conhece a Jesus.

    Abraço.

    ResponderExcluir

DEIXE SEU COMENTÁRIO.
EXPRESSAR OPINIÕES NÃO É CRIME, SER MAL EDUCADO, SIM.
COMENTÁRIOS SEM LÓGICA OU COM PALAVRÕES OU MESMO COM OFENSAS PESSOAIS SERÃO APAGADOS POR ESTE BLOGGER.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...